Pages

quarta-feira, 28 de março de 2012

NOTÍCIAS DO FRONT - HQ "Edmundo Cardoso: Pigmaleão", e filme "A Vingança do Arquivista (na FURG)



Título extenso que mais ou menos explica tudo.


De qualquer forma, eu, nostálgico do modo que me considero, tenho que rememorar neste preâmbulo o que houve no longínquo 2009, quando o então acadêmico de Arquivologia Alexander Rossatto veio importunar os também acadêmicos na ocasião, Marcel Ibaldo e Magnus Veríssimo com um mal-quisto filme de ninjas gravado nas dependências da Universidade Federal de Santa Maria.

Ninguém queria saber. Então assistimos.
A conclusão? Esbravejamento e ranger de dentes, e a certeza que não seria nada impossível alguém um dia gravar algo melhor.
Então... "e se fosse gravado um filme na Arquivologia?".
O óbvio atualmente não era tanto naquela época.
Então, começava uma odisseia cósmica de roteiro de algo que acabou contendo acidentalmente a nossa perspectiva a respeito do próprio Curso de Arquivologia e do chamado "perfil do profissional arquivista".
Era a gênese do projeto, que cativaria o ócio do programador visual Marcel Jacques, e após uma infeliz falha técnica na primeira filmagem, também levaria ao set da produção em um sábado de manhã mais sonolento que de costume, o músico e diretor de efeitos especiais Junior Moreira.
Refilmado, e bem melhor que o original.
Parecia que o fato de a primeira tentativa ter ficado menos ruim do que o esperado havia despertado uma confiança de que sim, era uma possibilidade realizar um filme realmente bom.
Ilusões a parte, as 4 horas de filmagem transcorreram não sem percalços, mas superavam eles as novas ideias que surgiam e eram adicionadas ao storyboard.
Concluída esta etapa, foi a vez do compositor Marcello Bittencourt decidir que o curta-metragem valia o risco, e ingressar com sua trilha sonora sensorial.
Assim, além do curta-metragem, começava a surgir o Q Studius, mas isso já é outra história.




Todos os incômodos depois, o filme estava pronto, e o que era destinado a nossa vergonha, hoje, 3 verões depois ainda repercute o suficiente para que convites que nem o da Universidade Federal do Rio Grande - FURG ocorram e o curta-metragem arquivístico de humor negro possa novamente alcançar outras plateias, com novos questionamentos para catalisar.

Na mesma ocasião, meu outro trabalho, ou seria melhor dizer privilégio, realizado no âmbito acadêmico, a biografia do multi-artista e ativista cultural santamariense Edmundo Cardoso também conhecerá minha segunda ex-cidade, no mesmo evento.




Ou seja, na mochila vai ainda a experiência de um ano e meio de pesquisa, coletando material para compor este breve resgate quadrinhístico-arquivístico da célebre figura que foi Edmundo Cardoso, servindo de ponte entre o público e a Casa de Memória que permanece com o empenho de sua esposa e filha transmitindo à sociedade uma parcela da História da cidade de Santa Maria e região que ele fez questão de preservar.

Ainda que novos projetos estejam sempre em andamento e que o propósito seja sempre de encontrar novas alternativas para assim obter uma arte mais completa e capaz de dialogar com a plateia/leitor de modo a ser mais do que entretenimento rápido, é sensacional perceber que antigos projetos ainda têm seu espaço. E independente de evoluções, recursos, e aprendizados, a importância do trabalho permanece e se mostra cada vez mais presente sempre que uma nova sessão de exibição ocorre, ou outras pessoas lêem as páginas que contam mais que um simples enredo.
Ao fim da exibição no dia 30/03, cada um tirará suas conclusões, e assim novos roteiros estarão sendo escritos, somando as experiências de quem assistir ao que o filme busca transmitir.

Em nenhuma das duas obras existem respostas prontas.
Existem sim possibilidades, de leitura, de interpretação, de perspectivas, que eu revisito cada vez e me ajudam a enxergar novos significados.

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela abrangência que o teu trabalho alcançou. Que isso seja combustível para mais e mais projetos.

Marcel Ibaldo disse...

Muito obrigado, Fernando!
O evento foi excelente, e já retomei a atividade em alguns projetos em hiato faz um tempo.

Aguardemos, que isso é apenas o começo.
Valeu, tchê!

Josú Barroso disse...

Parabéns,Marcel!
Muito sucesso...