Pages

sábado, 1 de agosto de 2009

QUADRINHOS S.A. - BEM-VINDOS AO UNIVERSO DAS HQS


A postagem da semana está chegando com atraso, mas pelo menos são boas notícias pra quem curte a nona arte.

É propício comentar o fato de que os quadrinhos nacionais produzidos por artistas do RS estão ultrapassando o limite auto-imposto pelo nosso bairrismo gaúcho, apesar das dificuldades que são sempre presentes para quem insiste em trabalhar com essa e outras formas de arte no Brasil.


Citando algumas publicações lançadas recentemente, a trilogia “Sexo, Drogas e Rock’nRoll”, de Eduardo Medeiros, Mateus Santolouco, e Rafael Albuquerque, e “Muertos”, de Daniel dos Santos obtiveram ótimas críticas por parte da mídia especializada.


Bom, e agora chegou a vez do Quadrinhos S.A. tentar enfim conquistar seu espaço no mercado de quadrinhos no país. O primeiro passo para isso foi a reformulação de sua principal publicação, a “Quadrante X”, que mudou de visual e de formato, como forma de tornar a mensagem crítica do underground mais “atraente” para o público em geral.


Apesar de conter elementos das HQs comerciais que se vê nas bancas (na parte estética), a essência permaneceu, e a edição foi um sucesso, apesar da abordagem não-convencional do tema escolhido para 2009: super-heróis.


Porém, o que inspirou falar a esse respeito foi o que justifica o título desse post.


Essa semana, o Quadrinhos S.A. foi citado pelo site Universo HQ, simplesmente o maior site de quadrinhos do Brasil. O texto salienta o lançamento das revistas “Quadrante X nº 10”, que reúne trabalhos de todos os integrantes, “Capoeira Negro”, lançada pela editora Júpiter II, com histórias do personagem criado pelo Alex Cruz, dessa vez em parceria com o Antônio Mello, e ainda “The Formosos”, coletânea de cartoons dos bizarros personagens do cartunista Bício, todas publicadas pelo selo Quadrinhos S.A..


Além disso, é aguardada a edição da revista “Mundo dos Super-Heróis nº 17”, simplesmente a melhor revista Mix de quadrinhos do Brasil segundo o prêmio “HQ MIX”, a qual também vai mencionar a revista “Quadrante X”.


No entanto, é óbvio que eu não me iludo com isso. São apenas alguns poucos, apesar de relevantes resultados obtidos como conseqüência do trabalho que vem sendo realizado há tanto tempo. Ainda há muitos outros objetivos a alcançar.


Aproveito a ocasião para agradecer à equipe do Universo HQ e da revista Mundo dos Super-Heróis, e também, é claro, a todos que acreditam que quadrinhos nacionais não devem ser meros plágios de produções estrangeiras.


O dever de todo artista é evoluir constantemente e buscar sempre novas formas de expressão, conciliando as mesmas com a arte que desenvolve.


É esse o propósito do Quadrinhos S.A..


Aguardemos provas disso em um futuro próximo.


Até.







Para ler na íntegra o texto publicado no site Universo HQ, acesse em:


http://www.universohq.com/quadrinhos/2009/n29072009_08.cfm








1 comentários:

Marcel Jacques disse...

Como diria o Sr. Burns:
EXCELENTE!