Pages

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

NOTÍCIAS DO FRONT - E agora, Sam Raimi?


Por essa novidade eu não esperava.
É verdade que a produção do novo filme do Spiderman vinha encarando certas dificuldades durante a elaboração do roteiro, e que a indefinição quanto ao vilão dessa nova adaptação para o cinema do lendário personagem da Marvel Comics já se prolongava há um tempo considerável, mas uma medida tão drástica não era nem cogitada.
Após estabelecer a franquia como uma das mais poderosas do cinema recente, o diretor Sam Raimi havia migrado muito rapidamente do cinema de baixo orçamento para o universo dos blockbusters de cifras milionárias. 
Junto com ele surgiram novos astros, que apesar de uma carreira notória anterior aos filmes do herói dos quadrinhos, tornaram-se alguns dos atores mais visados de Hollywood em função do sucesso estrondoso da trilogia na telona.



Apesar da bilheteria ascendente ao longo dos filmes, a qualidade não seguiu exatamente essa tendência, o que não impediu que o desenvolvimento de um quarto filme fosse logo planejado.
Com a confirmação do elenco dos filmes anteriores, e a afirmação do diretor de que teria  novamente total controle criativo de sua obra (diferindo do que ocorreu com o terceiro  filme) os fãs tiveram a expectativa de um trabalho competente, próximo ao segundo episódio da série cinematográfica.
No entanto, com discussões acirradas, e boatos a respeito do roteiro e especialmente quanto ao vilão a dar as caras dessa vez, a produção estagnou. Enquanto que o diretor insistia no Abutre, papel para o qual já teria segundo boatos sido convidado o ator John Malcovich, o estúdio fazia questão que fosse qualquer um menos o Abutre.
Enquanto isso, os fãs faziam suas apostas, o que fica claro pelas imagens que ilustram essas postagem.

Mas convenhamos, esse não é o inimigo mais memorável do Homem Aranha, é verdade, porém a experiência com o personagem Venom deixou claro que 
não funciona forçar a presença de qualquer elemento ou arqui-vilão  na história sem considerar a opinião do diretor responsável pela tranposição para as telas.
Com isso, sem chegar a nenhum resultado prático, e com a indefinição ainda presente, a solução encontrada foi desfazer todo o trabalho que vinha sendo realizado na franquia até então.

Com a dispensa do diretor Sam Raimi, e do protagonista Tobey Maguire, o próximo filme tende a ser um retorno à estaca zero, um reinício com elementos e atores novos, em uma tentativa de rejuvenescer a trama e provavelmente incorporando (eu espero estar errado) características do cinema teen na moda atualmente.


Se será realmente assim ainda não há como determinar. 
Cabe agora à Sony Pictures encontrar um novo intérprete para Peter Parker no cinema, e ainda um diretor disposto a aceitar as exigências do estúdio.
Geralmente isso não resulta em nada bom, mas só resta aguardar.



Pelo menos uma notícia interessante é que o diretor Sam Raimi, anteriormente aclamado não apenas pela trilogia aracnídea, mas também por filmes como Um Plano Simples (1998), e  Evil Dead (1981), tem como um dos prováveis próximos projetos a adaptação do RPG online World of Warcraft.


Mais notícias em breve no Blog do Ibaldo, e também no Blog do Guiga Hollweg.

Até.



4 comentários:

Anônimo disse...

Transformar a franquia "Spider Man" em uma espécie de High School Musical é um pecado mortal.

Marcel Jacques disse...

Se isso tudo acontecer, o estúdio conseguirá acabar com o personagem e com qualquer possiblidade de fazer alguma coisa que preste.

Guilherme Hollweg disse...

Enfim, Convenhamos que Spider Man é uma franquia que nunca irá terminar., pois não deixa de ser um Big Blockbuster.
Mas é claro, há limites.

Se isso tudo se realizar, as coisas ficarão feias mesmo. Será mais um filme de super-heróis que não precisaria existir.
Como muitos outros...

Mas então, aguardemos, e valeu o merchandising do meu blog.

Marcel Ibaldo disse...

Acho que vai depender principalmente do diretor escolhido pra substituir o Sam Raimi.
A intenção é chamar um cara com menos destaque na mídia, o que pode baratear os custos de produção.
A esperança é que o diretor que for contratado tenha alguma capacidade de agregar novas ideias sem cair na mesmice hollywoodiana atual.