Pages

quinta-feira, 14 de julho de 2011

KING OF FIGHTERS: A Batalha Final (2010)

Deve haver alguém que consiga reverter a terrível maldição que aflige as adaptações de games para o cinema.
Há quem diga que o problema está em levar muito a sério essas produções, sem reconhecer que só o que importaria em uma adaptação de um videogame para a telona seria o visual e a ação. É claro que essa afirmação é uma tremenda bobagem.
É certamente difícil analisar as causas disso, mas com certeza algo que teria de ser levado em conta são os cada vez mais complexos e inteligentes roteiros presentes nas milionárias e ousadas franquias gamers.
Mesmo os jogos de luta possuem um desenvolvimento de roteiro e personagens que é ignorado quando alguém diz “vamos ganhar dinheiro com isso no cinema”.

Não que seja preciso tamanha riqueza de ideias pra que seja uma adaptação divertida. Bastaria uma produção caprichada e a devida dignidade mantida com relação ao material original.
A franchise The King Of Fighters teve sua trajetória nos games sustentada por uma base de fãs que acompanha a trama que se desenrola muito pela originalidade de seu sistema de jogo, e talvez principalmente pelo carisma de seus lutadores.
Não foi a toa que conseguiu permanecer mesmo em meio à briga com pesos pesados como “Mortal Kombat”, “Street Fighter”, “Tekken”, etc.

Com uma estética própria dos animes, sua transposição para as telas dependia da absorção de suas características praticamente em sua totalidade, afinal, hoje em dia não existe mais a desculpa de que não é possível o público aceitar um visual um pouco mais chamativo em live-action.
Fidelidade é quase uma regra em versões com atores, seja de quadrinhos, desenhos animados ou games.
Mas parece que alguém se esqueceu de avisar isso ao diretor Gordon Chan.

Desde o trailer do movie tudo parecia estar errado, soando uma piada de extremo mau-gosto.
Poucos fã-filmes haviam sido capazes de se afastar tanto do que tentavam representar.
E surpreendentemente, não existia nenhum indício de que aquilo fosse apenas uma versão prévia muito longe do que seria o resultado final. Era isso mesmo. O aguardado filme “The King Of Fighters” trilhava cataclismicamente o caminho rumo à vergonha desde o seu vídeo de divulgação.
E se costumeiramente o trailer possui as melhores cenas, o que poderia estar por vir?

Assistir “The King Of Fighters: A Batalha Final” acaba sendo quase voltar no tempo. Um tipo de nostalgia ruim, da sensação de estar revendo um daqueles filmes idiotas com atores que seriam rejeitados para figurantes em “Os Mercenários”, que povoavam as sessões de filmes de ação da Rede Bandeirantes nos anos 90.
Saído de subgêneros de cinema que nem esses, Gordon Chan nunca foi dos mais destacados cineastas, mesmo.
O que ele arquitetou para os fãs da série da SNK, no entanto, estava muito longe de seus “êxitos”.

Na verdade, ele nem parecia estar se importando com fãs e sim achando que manter o nome dos personagens era o bastante.
O que ele propõe é um filme daqueles mistos de “pretenso policial/luta”, em que há alguém tentando roubar algo, dominar qualquer coisa, e existe algum agente tentando levá-lo à justiça, enquanto aprontam muitas confusões em combates em espaços escuros com cara de set de filmagem reaproveitado de outro filme igual gravado ali.
O vilão interpretado imbecilmente por Ray Park não colabora pra melhorar as coisas, se bem que o grande desafio é reconhecê-lo no papel que imagina-se estar representando. Ele e todo o resto do elenco (Maggie Q, Sean Faris, Will Yun Lee, ...) participam da farsa orquestrada pelo diretor, que insiste em afirmar que aquela trupe de cosplayers deploráveis poderiam ser os protagonistas do game “The King Of Fighters”.
As caracterizações fiasquentas conseguem chegar a um resultado absurda e infinitamente pior do que em Dragonball Evolution, enquanto as sequências de pancadaria são simplesmente as piores que qualquer coreógrafo conseguiria criar.

Mas tudo com cara de resultado de mera ignorância e incapacidade.
Mostraram algumas cenas dos jogos para o diretor, algumas fotos, e ele decidiu que deveria “melhorar” tudo aquilo.
O que o roteiro tem de tedioso poderia ser compensado pela ação, e óbvio, pelos personagens.
Porém, não há quem pudesse considerar agradável acompanhar os grandes heróis do filme que, quando de algum modo possuem alguma rasteira semelhança com suas versões nos games é simplesmente pra surpreender pela escolha inacreditavelmente hedionda de ator que o interpretaria (Terry Bogard que o diga).
Na verdade, toda a “grandiosidade” da trama poderia ser resumida a: “Apareceu um cara dizendo ser o grande vilão do game The King Of Fighters, mas ele não se parece em nada com quem diz ser, então todos vão tentar bater nele”.
Parece uma sinopse ridícula demais? E olha que eu sendo fã de filmes de ação fui até generoso e posso ter melhorado o roteiro.


A única coisa que torna tudo menos insuportável é a sugestão inserida no título do filme em português.
A possibilidade de que essa possa ao menos ser “A Batalha Final” é algo que os produtores deveriam cogitar, porque se quase ninguém se deu ao trabalho de assistir esse primeiro desastre cinematográfico, pra que insistir no erro?


Quanto vale: Nada.

King Of Fighters: A Batalha Final
(King Of Fighters)
Direção: Gordon Chan
Duração: 93 minutos
Ano de produção: 2010
Gênero: Luta / Ação
 

3 comentários:

Anônimo disse...

Adaptação de games para o cinema é um tema espinhoso. Essa resenha que tu fez caberia perfeitamente também para o filme da Chun Li do Street Fighter.

Marcel Jacques disse...

Bah, mas tu anda pegando uns títulos brabos, heim?

Não posso nem tecer comentários desse filme. Nunca ouvi falar...

Marcel Ibaldo disse...

É mais um dos que deveriam ser clássicos, mas acabaram sendo apenas isso mesmo: filmes dos quais ninguém ouviu falar.
Semelhante ao que todo mundo diz a respeito do mencionado filme da Chun Li, que eu não vi ainda.
Mas aqui no blog existe oportunidade pra trasheira, também.
E de qualquer modo, eu precisava assistir os candidatos ao Top 10 mais aguardado do blog.

Em breve.