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domingo, 25 de dezembro de 2011

NOTÍCIAS DO FRONT - Watchmen 2 (Primeiras Imagens)


Arte competente?
É evidente.
Mas que é uma das coisas mais desnecessárias já realizadas na história da cultura pop, isso é fato.
O tal Panic Room que intitula ficcionalmente o projeto de retorno ao universo imaginado por Alan Moore na clássica Watchmen é um dos caça-níqueis mais descabidos que a indústria quadrinhística já imaginou.
Possivelmente existem algumas ideias legais dos envolvidos no roteiro, porém, é essencialmente mais uma demonstração de que as grandes editoras dos comics super-heroísticos são incapazes de abandonar as manias que hão de minimizar cada vez mais as vendagens de suas revistas que insistem nos mesmos personagens com uniformes ligeiramente diferentes, morrendo e ressucitando pela incapacidade ao buscar novas alternativas interessantes ao público.



E só pra mencionar o exemplo de uma outra indústria de HQs que evidencia que existem outras possibilidades, falem mal de mangás, mas ao menos é costume nos quadrinhos japoneses em sua maioria encerrar uma história quando o autor percebe que não há mais enredo a desenvolver, não importando se as editoras temem não encontrar o sucessor para o sucesso comercial do momento.
Provavelmente Watchmen 2 será divertido e interessante, especialmente para quem não leu a obra de Moore e Dave Gibbons, mas é acima de tudo um atestado de mediocridade, e da teimosia de grandes editoras presas a fórmulas prontas e insatisfatórias aos leitores que tendem a abandonar essas publicações tão logo percebem que o que havia de aproveitável nas histórias já foi lido, e não vale a pena colecionar algo que prima pela repetição do que costuma ficar cada vez mais diluído e superficial cada vez que reiniciam a cronologia, ou assassinam um clone ou androide de um heroi para enganar o público na ilusão de que dessa vez alguma ideia original possa enfim ter sido agregada à receita.
De qualquer forma, Watchmen 2 é inevitável, então, aguardemos.

O Comediante, desenhado por J. G. Jones.


O Coruja, por Andy Kubert e Joe Kubert.

2 comentários:

Guilherme Hollweg disse...

É, esse nem para curtir, e muito menos para comprar e ler.
A DC não me pega mais com esse marketing barato.

Marcel Ibaldo disse...

As vendas da edição do Watchmen relançada todo ano ajudam a manter as economias da editora altas, mas podiam ao menos se dar ao trabalho de tentar criar algo novo, e não simplesmente recauchutar o que todo mundo já leu e curtiu.
Quadrinhos de super-heróis, na minha infância ocupavam uma parte bem mais considerável nas prateleiras das bancas.
Agora, é exatamente a pequena seção que eu costumo ignorar.