Pages

sábado, 31 de dezembro de 2011

KEEP DRAWING - The Next Edition


Clique na Imagem para Ampliar.

Não é exagero de minha parte.
Um pouco disso vai ser comprovado na Restrospectiva que será publicada em breve no Blog do Quadrinhos S.A., e um pouco mais além disso, que reúne a vida pessoal cada vez melhor, conquistas profissionais, cinema, quadrinhos, eventos, um retorno despretensioso ao rock'n roll, um monte de publicações e projetos,  e o constante aprendizado que veio em decorrência do monte de coisas que eu inventei de fazer nos últimos 365 dias.
Valeu a todos que visitaram o blog, e que de alguma forma fizeram parte deste baita roteiro que foi 2011.

Se 2012 vai ser melhor ou se o mundo vai acabar (ou se vai ser melhor até que o mundo acabe), o jeito é esperar, então, aguardemos.
Até.


domingo, 25 de dezembro de 2011

NOTÍCIAS DO FRONT - Watchmen 2 (Primeiras Imagens)


Arte competente?
É evidente.
Mas que é uma das coisas mais desnecessárias já realizadas na história da cultura pop, isso é fato.
O tal Panic Room que intitula ficcionalmente o projeto de retorno ao universo imaginado por Alan Moore na clássica Watchmen é um dos caça-níqueis mais descabidos que a indústria quadrinhística já imaginou.
Possivelmente existem algumas ideias legais dos envolvidos no roteiro, porém, é essencialmente mais uma demonstração de que as grandes editoras dos comics super-heroísticos são incapazes de abandonar as manias que hão de minimizar cada vez mais as vendagens de suas revistas que insistem nos mesmos personagens com uniformes ligeiramente diferentes, morrendo e ressucitando pela incapacidade ao buscar novas alternativas interessantes ao público.



E só pra mencionar o exemplo de uma outra indústria de HQs que evidencia que existem outras possibilidades, falem mal de mangás, mas ao menos é costume nos quadrinhos japoneses em sua maioria encerrar uma história quando o autor percebe que não há mais enredo a desenvolver, não importando se as editoras temem não encontrar o sucessor para o sucesso comercial do momento.
Provavelmente Watchmen 2 será divertido e interessante, especialmente para quem não leu a obra de Moore e Dave Gibbons, mas é acima de tudo um atestado de mediocridade, e da teimosia de grandes editoras presas a fórmulas prontas e insatisfatórias aos leitores que tendem a abandonar essas publicações tão logo percebem que o que havia de aproveitável nas histórias já foi lido, e não vale a pena colecionar algo que prima pela repetição do que costuma ficar cada vez mais diluído e superficial cada vez que reiniciam a cronologia, ou assassinam um clone ou androide de um heroi para enganar o público na ilusão de que dessa vez alguma ideia original possa enfim ter sido agregada à receita.
De qualquer forma, Watchmen 2 é inevitável, então, aguardemos.

O Comediante, desenhado por J. G. Jones.


O Coruja, por Andy Kubert e Joe Kubert.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

NOTÍCIAS DO FRONT: Trailer "O Hobbit: Uma Jornada Inesperada"


Prestes ao merecido descanso diário de 5 horas de sono, tive antes que divulgar o recém lançado trailer do aguardadíssimo filme prequel da trilogia O Senhor dos Anéis.


Em se tratando de uma franquia tão poderosa quanto se tornou a transposição da obra de J.R. Tolkien para as telas, a expectativa em torno desse prequel chamado "O Hobbit" era extrema desde que iniciaram os créditos finais da sessão de exibição de "O Retorno do Rei".
As complicações envolvendo a MGM, que almejava acumular ao menos mais um bilhão de dólares com essa nova jornada pela Terra Média, apenas conferiram um aspecto ainda mais dramático ao já épico filme que haveria de vir.
Bueno, trailer assistido, é fácil perceber que Peter Jackson está de volta com a maestria conhecida e que o elevou ao patamar de cineasta do primeiríssimo escalão em Hollywood.
Visual impecável, fidelidade ao texto original, e aquela fórmula de dramaticidade, personagens cativantes, e ação na medida certa parecem estar bem representados nesse vídeo que, apesar de breve aproveita-se do fato de que foi bem recebida e ainda está presente na memória do público a epopeia orquestrada por Peter Jackson na trilogia que faturou em bilheteria, premiações, e reconhecimento de público e crítica.
E é inegável que simplesmente rever os protagonistas em uma retratação convincente mesmo que por meros instantes é algo que torna a espera até 2012 um suplício para qualquer um que esteja interessado em acompanhar uma temporada de verdadeiros eventos nerds no cinema, sejam "O Espetacular Homem-Aranha", "O Cavaleiro das Trevas Ressurge", "Os Vingadores", "Prometheus", ou este que era chamado por alguns críticos muito antes sequer do lançamento desse primeiro trailer, de "o maior filme de todos os tempos".
Sem muito mais o que dizer, resta sugerir aos que ainda não leram o livro, que invistam algumas dezenas de minutos realizando tal tarefa, e esperar, pois 2012 promete.

A primeira parte de O HobbitUma Jornada Inesperada, estreia em 14 de dezembro de 2012 e a segunda, There and Back Again, em 13 de dezembro de 2013.
Aguardemos.



Ou assista no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=G0k3kHtyoqc&feature=player_embedded#!



segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Q STUDIUS e a Ascensão Modesta e Famigerada do Trashmovie de Confronto e Vingança


É verdade, eu menti.
A postagem anterior teve de ser contrariada devido à surpresa do resultado anunciado no Santa Maria Vídeo e Cinema, no último sábado.
Então, não me resta nada além de compartilhar as fotos deste momento que ninguém envolvido no filme (especialmente eu) poderia presumir que pudesse concretizar-se.
Torcíamos por isso, mas havia grandes filmes competindo, e já era um privilégio fazer parte da seleção do Festival.
Desde a boa repercussão de  "A Vingança do Arquivista" (2009), eu sonhava com a possibilidade de ao menos participar da seleção do SMVC, afinal, estar entre os selecionados indicaria que havia mérito o bastante para integrar a mostra de filmes, e isso seria legal o bastante.
Sendo assim, é gratificante perceber que o trabalho com o Desenho de Som do filme "O Confronto 2: A Vingança", o mais complexo que eu já tive desde que me convenci que poderia trabalhar com curta-metragens, foi reconhecido por um juri entendedor da sétima arte.
E além de eu ter ganhado um excelente item para o meu acervo a abrilhantar minha estante juntamente com minha coleção de DVDs, o prêmio é uma afirmação de que estamos ao menos no caminho certo.
Então, novamente parabéns a Guiga Hollweg, Marcel Jacques, Junior Moreira, e Bício, equipe de "O Confronto 2: A Vingança".
Muchas gracias e seguimos em frente com novos projetos cine-quadrinhísticos!!!
Aguardemos.


Troféu Vento Norte visitando o QG do Quadrinhos S.A. em foto creditada ao Diretor de Arte de "O Confronto 2...", Marcel Jacques

Foto que ilustrou a matéria publicada no http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/dsm/19,18,3592688,Republica-dos-Ratos-vence-a-mostra-nacional-do-Santa-Maria-Video-e-Cinema.html 

Da esquerda para a direita: Marcel Ibaldo e Guiga Hollweg
no fim do 10º SMVC.

Valeu.


sábado, 10 de dezembro de 2011

INTERROMPEMOS A PROGRAMAÇÃO PARA INFORMAR...



...que após o desfecho do 10º SMVC, que contou com o filme do Q Studius "O Confronto 2: A Vingança" representando a aura trash em meio aos selecionados, na semana que há de vir, enfim o Blog vai voltar às suas atividades normais.







Então, ressurgirão as já conhecidas críticas de cinema, ilustrações perenes, e assuntos obtusos neste sítio internetista.
Mas considero válido mencionar que a mostra regional de curta-metragens foi particularmente divertida.
Seja pela diversidade de temas e abordagens, ou mesmo pelo aprendizado obtido ao assistir filmes que iam do caricato ao drama em intervalos de poucos minutos.
Dentre os selecionados, os grandes favoritos, considerando os aspectos técnicos avaliados pelo Festival,  são "Homem Arroz", de Fabrício Koltermann, e "Ares de Inverno", de Matheus de Toledo (o melhor da mostra, sem dúvida), havendo ainda algumas ilustres produções correndo por fora.

Daqui a pouco saberemos se eu estava certo.
Aguardemos.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Prólogo em Quadrinhos - O Confronto 2: A Vingança (Parte 4)


E eis a última parte do Prólogo do filme do Q Studius.

Depois da primeira parte publicada aqui no blog, e da segunda parte, e ainda a terceira parte (publicadas no Blog do Guiga Hollweg), enfim o término da preparação para o lançamento do filme "O Confronto 2: A Vingança".



Após essas duas semanas de publicação do projeto, é até uma pena que tenha chegado ao seu término.

Trabalhar nas páginas foi extremamente divertido, e apenas motiva pra trabalhar em outros projetos futuramente.



De qualquer modo, o lançamento do filme ocorre no 10º SMVC, dia 06/11/11.
estejam convidados.


E aguardem que o Quadrinhos S.A. tem novidades que serão divulgadas em breve, incluindo distribuição de material exclusivo, que obviamente, aguardemos pra descobrir.
Até.





Recapitulando o Prólogo antes do Derradeiro e Último Fim

Só pra quem eventualmente está chegando neste instante e pegou a história no andamento de seu percurso, e anseia desesperadamente por manter-se inteirado a respeito da saga do curta-metragem "O Confronto 2: A Vingança", über-despretensiosa produção engendrada pelo Q Studius, nesta nova teimosia em lidar com mídias diferentes, aliando departamentos diferentes do Conglomerado Q.


Confiram então as 3 páginas já disponibilizadas, até o presente momento:









E lembrando que a PÁGINA 4 do Prólogo será publicada aqui no blog daqui a pouco.
Aguardemos.

E estejam todos convidados para a sessão de estreia de "O Confronto 2: A Vingança", no Santa Maria Vídeo e Cinema, na terça-feira, 06 de novembro.
Aguardemos.