Pages

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

CINECLUBE QUADRINHOS S.A. - O Fim (por enquanto)


E o 2º Ciclo de Cinema do Quadrinhos S.A., no tema "A Nova Cara da Animação", chegou ao fim.
Com a exibição do longa-metragem "Speed Racer" (2008) cumprimos com êxito o propósito de trazer ao público algumas tecnologias e outras formas de influência dos desenhos animados na telona.
Cada filme desempenhou um papel específico no ciclo, e permitiu visualizar ao longo de sua projeção o quanto a arte é ilimitada, sendo capaz de oferecer novos rumos e possibilidades , seja nas obras menos conhecidas, ou mesmo nos blockbusters de Hollywood.

Os 4 movies exibidos nas terças-feiras de agosto seguiram nossos critérios de escolha pré-determinados: adequação ao tema, e caráter inédito (ou de pouquíssimo tempo de exibição) nos cinemas da cidade.
Sendo assim, recapitulando os filmes e suas características concernentes ao tema:

Immortel (2004) - Animação CG conciliada com atores reais;
Transformers (2007) - Animação CG ultra-realista, para tornar live-action os personagens provenientes dos desenhos animados;
O Homem Duplo (2006) - Utilização da técnica de animação rotoscopia;
Speed Racer (2008) - Animação CG aproximando o live-action da sua origem nos desenhos animados japoneses.

Os merecidos agradecimentos vão para a Casa de Cultura, a TV OVO, Especiarias - Porto das Artes, nossos colaboradores Marcello Bittencourt e Lucio de Lima, e à platéia fiel que superou o medo da "Gripe A" e prestigiou o evento.

Para um próximo ciclo, a idéia é retornar ao tema "HQs e Cinema".
Para tanto, quem quiser envie sugestões para esse blog, ou ainda o quadrinhossa.blogspot.com , quadrinhos.sa@ibest.com.br, ou na nossa comunidade no Orkut:
www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=2916941

De qualquer modo, aguardemos o próximo evento ou publicação do Núcleo de Quadrinhistas de Santa Maria.

Até.

A ORGANIZAÇÃO DO CINECLUBE

A partir da esquerda: Bício, Marcel Ibaldo, Guiga Hollweg, Marcel Jacques.

CINECLUBE QUADRINHOS S.A. - Sessão Extra

O Núcleo de Quadrinhistas de Santa Maria, aproveitando o sucesso do ciclo "A Nova Cara da Animação", decidiu estender a programação (pelo menos por mais um dia).
Como extensão do Ciclo de Cinema Quadrinhos S.A., em parceria com as intercambistas chinesas Zita e Tye-Roy, rolou na quarta-feira, 26/08, uma sessão adicional do cineclube.
O filme escolhido por elas é um exemplar do cinema de artes marciais, com a roupagem mais moderna que os efeitos especiais atuais permitem.
O "Mestre das Armas" (Huo Yuan Jia, 2006), estrelado po Jet Li, conta ainda com o diretor Ronny Yu, que após um período fazendo cinema ruim em Hollywood volta a realizar um movie de luta em seu país, além do trabalho do coreógrafo de ação Yuen Woo Ping (o mesmo de Matrix, O Tigre e o Dragão, e Kill Bill).

Como curiosidade, esse é o filme que Jet Li chamou de seu "último filme de artes marciais"
A trama conta a história de um importante lutador chinês, e traz um contexto histórico marcante para o povo daquele país, tendo sido comentado pelas nossas amigas orientais.

É isso aí.
Ser quadrinhista é trilhar uma profissão sem férias.
Até.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O HOMEM DUPLO (2006)


O terceiro filme do ciclo de cinema "A Nova Cara da Animação", "O Homem Duplo"(A Scanner Darkly, 2006), buscou um recurso cinematográfico relativamente antigo, mas que há muito merecia notoriedade.
A rotoscopia foi o meio utilizado pelo diretor Richard Linklater na transição do livro de Philip K. Dick (o mesmo autor dos livros que deram origem aos filmes "Blade Runner", 1982, "O Vingador do Futuro", 1990, "Minority Report", 2002, entre outros) para outra mídia.



No ciclo de cinema, eu fui o responsável pelos comentários referentes a esse longa-metragem que repete o uso da técnica empregada em "Waking Life"(2001), do mesmo diretor, porém com um acabamento estético diferenciado.

Após filmar todas as cenas com atores, em locações reais, a equipe de animação desenhou por cima de cada frame, em um processo que levou mais de 300 horas por minuto de filme, e dobrou o tempo de pós-produção pré-estipulado, chegando a 18 meses. O efeito resultante favorece a narrativa, de modo semelhante ao obtido em "Valsa com Bashir", de 2009 (a análise desse filme está 5 posts abaixo).
Apesar de não manter o mesmo clima de tensão do livro, a escolha da rotoscopia permite um olhar único na história que mistura ficção científica, suspense policial, e drama, de maneira exemplar.

Também favorece o êxito da adaptação o ótimo
elenco, composto por Keanu Reeves, Winona Ryder, Robert Downey Jr., Woody Harrelson, e Rory Cochrane, que interpretam o grupo de amigos que passa os dias "viajando" sob o efeito da "substância D" (Death = Morte), a droga do momento em uma sociedade futurista em que o governo americano perdeu a luta contra o tráfico.

A trama, que faz uma crítica ao consumo de drogas, e reflete a paranóia do período do governo Nixon, também serve como homenagem aos amigos do autor do livro, da época em que ele usava LSD. Com certeza o melhor movie do ciclo "A Nova Cara da Animação", "O Homem Duplo" prova que Philip K. Dick conseguiu criar uma obra atemporal, e que ainda hoje é capaz de se manter relevante e fomentadora de discussão.

É um vislumbre de uma realidade que muitos consideram conveniente ignorar, e que adquire novas e vibrantes cores na releitura de Linklater.



Parece um desenho animado, mas é na verdade uma grande oportunidade de burlar a visão preconceituosa sobre um problema social tão alarmante em nosso país.

"Essa foi a história de pessoas que foram punidas pelo que fizeram.(...)foram amigos que eu tive. Eles permanecem em minha mente e o inimigo nunca será perdoado.(...)
O abuso de drogas não é uma doença: é uma decisão, como a decisão de sair da frente de um carro em movimento"


(Philip K. Dick)

Quanto vale: 


O Homem Duplo
(A Scanner Darkly)
Diretor: Richard Linklater
Duração: 100 minutos
Ano de Produção: 2006
Gênero: Policial/Ficção Científica/Drama

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

CINECLUBE QUADRINHOS S.A. - Relatório de Atividades


Em 2009, o Quadrinhos S.A. iniciou uma nova jornada pelo universo cinematográfico.

Conciliando o trabalho de aprimoramento desenvolvido pelo Q Studius, com um interesse nostálgico de conferir algumas adaptações dos desenhos animados para a telona, eis que surgiu o tema do segundo ciclo do Q.S.A.: “A Nova Cara da Animação”.

No dia 04/08, o primeiro filme escolhido para o ciclo de cinema foi exibido na Casa de Cultura, com o comparecimento de um grande público, o qual conferiu o raríssimo “Immortel”(2004). O filme de Enki Bilal é baseado na trilogia em quadrinhos do mesmo autor. Para auxiliar na compreensão do visionário mundo presente no longa-metragem, o colaborador do Quadrinhos S.A. Marcello Bittencourt trouxe uma ampla pesquisa sobre o autor e sua obra, dando ênfase aos aspectos técnicos de animação CG que justificam a presença desse movie no ciclo.



A seguir, no dia 11/08, o blockbuster “Transformers”(2007) veio representar a tendência mais freqüente em Hollywood, em que são desenvolvidos softwares que permites transportar para o cinema as cenas mais fantásticas provenientes de outras mídias. O resultado disso é um tipo de animação ultra-realista, dando vida aos personagens robóticos que já obtiveram sucesso em várias séries de desenho animado. O comentarista da vez foi o cartunista e programador visual Marcel Jacques, o qual apresentou essas e outras informações sobre o filme.


O filme dessa semana foi “O Homem Duplo”(2006).

A crítica dele vai estar no blog até o fim de semana.

Aguardemos agora o último filme do ciclo de cinema, “Speed Racer”, no dia 25/08.

Até.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

KEEP DRAWING - Paternidade

Aproveitando o dia dos pais, apresento duas ilustrações realizadas em ocasiões consideravelmente distintas.

A primeira, em decorrência da descoberta de que eu trouxe ao mundo alguém para herdar meu sobrenome e dívidas quando eu encerrar meu período de existência.


E a segunda foi feita ontem (com caneta esferográfica mesmo), quando enfim a bebê me permitiu uma trégua em sua (quase) incansável jornada de destruição e caos pela casa.


Há dois invernos atrás, eu nunca diria a frase a seguir, mas: ser pai é muito massa!

É isso.
Até.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

CINECLUBE QUADRINHOS S.A. - A NOVA CARA DA ANIMAÇÃO

E o Cineclube Quadrinhos S.A. voltou!!!

Após um ano de promessas tidas por vazias e desmedidas pelo grande público, enfim conseguimos trazer de volta à vida o ciclo de cinema que visa apresentar seleções de obras voltadas pro pessoal que curte quadrinhos, desenhos animados, e cinema (não necessariamente nessa ordem).
Enquanto o primeiro ciclo se ateve a longa-metragens que adaptam HQs pras telonas, esse tem uma proposta um pouco diferente.
O ciclo "A NOVA CARA DA ANIMAÇÃO" reúne filmes que têm como característica comum uma proximidade com os desenhos animados.
Tendo início em 04/08/09 (vulgo ontem), essa nova empreitada vai servir pra traçar um paralelo entre as novas técnicas de animação que estão surgindo, e a influência dos desenhos em movimento, que se manifesta nos filmes live-action, tanto na história quanto na parte estética.
Desse modo, cada movie da seleção do ciclo tem um motivo que justifica sua escolha para exibição no mesmo.
Antes de cada sessão há comentários explicando e contextualizando o filme no tema escolhido.

A programação é a seguinte:
04/08 - Immortel (2004)
Comentários: Marcello Bittencourt

11/08 - Transformers (2007)
Comentários: Marcel Jacques

18/08 - O Homem Duplo (2006)
Comentários: Marcel Ibaldo

25/08 - Speed Racer (2008)
Comentários: Lúcio de Lima


No blog vou falar sobre os filmes que fazem parte da programação, e algumas outras informações sobre o ciclo.

Aguardemos.

sábado, 1 de agosto de 2009

QUADRINHOS S.A. - BEM-VINDOS AO UNIVERSO DAS HQS


A postagem da semana está chegando com atraso, mas pelo menos são boas notícias pra quem curte a nona arte.

É propício comentar o fato de que os quadrinhos nacionais produzidos por artistas do RS estão ultrapassando o limite auto-imposto pelo nosso bairrismo gaúcho, apesar das dificuldades que são sempre presentes para quem insiste em trabalhar com essa e outras formas de arte no Brasil.


Citando algumas publicações lançadas recentemente, a trilogia “Sexo, Drogas e Rock’nRoll”, de Eduardo Medeiros, Mateus Santolouco, e Rafael Albuquerque, e “Muertos”, de Daniel dos Santos obtiveram ótimas críticas por parte da mídia especializada.


Bom, e agora chegou a vez do Quadrinhos S.A. tentar enfim conquistar seu espaço no mercado de quadrinhos no país. O primeiro passo para isso foi a reformulação de sua principal publicação, a “Quadrante X”, que mudou de visual e de formato, como forma de tornar a mensagem crítica do underground mais “atraente” para o público em geral.


Apesar de conter elementos das HQs comerciais que se vê nas bancas (na parte estética), a essência permaneceu, e a edição foi um sucesso, apesar da abordagem não-convencional do tema escolhido para 2009: super-heróis.


Porém, o que inspirou falar a esse respeito foi o que justifica o título desse post.


Essa semana, o Quadrinhos S.A. foi citado pelo site Universo HQ, simplesmente o maior site de quadrinhos do Brasil. O texto salienta o lançamento das revistas “Quadrante X nº 10”, que reúne trabalhos de todos os integrantes, “Capoeira Negro”, lançada pela editora Júpiter II, com histórias do personagem criado pelo Alex Cruz, dessa vez em parceria com o Antônio Mello, e ainda “The Formosos”, coletânea de cartoons dos bizarros personagens do cartunista Bício, todas publicadas pelo selo Quadrinhos S.A..


Além disso, é aguardada a edição da revista “Mundo dos Super-Heróis nº 17”, simplesmente a melhor revista Mix de quadrinhos do Brasil segundo o prêmio “HQ MIX”, a qual também vai mencionar a revista “Quadrante X”.


No entanto, é óbvio que eu não me iludo com isso. São apenas alguns poucos, apesar de relevantes resultados obtidos como conseqüência do trabalho que vem sendo realizado há tanto tempo. Ainda há muitos outros objetivos a alcançar.


Aproveito a ocasião para agradecer à equipe do Universo HQ e da revista Mundo dos Super-Heróis, e também, é claro, a todos que acreditam que quadrinhos nacionais não devem ser meros plágios de produções estrangeiras.


O dever de todo artista é evoluir constantemente e buscar sempre novas formas de expressão, conciliando as mesmas com a arte que desenvolve.


É esse o propósito do Quadrinhos S.A..


Aguardemos provas disso em um futuro próximo.


Até.







Para ler na íntegra o texto publicado no site Universo HQ, acesse em:


http://www.universohq.com/quadrinhos/2009/n29072009_08.cfm