Pages

sábado, 13 de março de 2010

O LOBISOMEM (2010)

Com o passar do tempo, o cinema de altíssimo orçamento vai descobrindo novas maneiras de se manter uma alternativa válida como forma de arrecadar fortunas que paguem o dinheiro investido na produção dos filmes.
Nesse remake do clássico monstro da Universal muitos desses recursos são visíveis e influenciam o resultado obtido.

O elenco, liderado por Benicio Del Toro, conta ainda com Anthony Hopkins, Emily Blunt e Hugo Weaving. Mas o diretor  não parece ter planejado utilizar a interpretação dos atores como ferramenta principal do filme.
Mas até aí nada demais.
Afinal, nesse tipo de filme é natural que os efeitos especiais sejam o grande destaque. E os tais efeitos não deixam a desejar quase nunca.

Porém, o grande problema do filme atende pelo nome Joe Johnston. O diretor do (ainda em desenvolvimento) filme do “Capitão America” comete tantos equívocos nesse longa-metragem do Wolfman, que é mais que preocupante para os fãs de HQs.
O roteiro é previsível até onde se possa imaginar, mas isso não seria um defeito tão grave se o restante funcionasse de maneira harmônica, salvando o filme como uma pelo menos uma razoável obra de mero entretenimento descartável e esquecível.

Mas Johnston erra até nisso, ao seguir a tendência dos blockbusters atuais, voltados a adolescentes sem nenhum senso crítico. Sendo assim “The Wolfman” é uma amálgama de previsibilidade, violência excessiva, e efeitos especiais visando compensar a falta de ideias.

Não existe o menor interesse no suspense, e assim que tem chance, o diretor exibe o monstro do longa-metragem desmembrando figurantes de modo tão pouco inventivo que provoca sono invés de divertir os fãs da sangria cenográfica.
Soma-se a isso a incompetência da edição do filme, aparentemente feita por uma amador, em que a transição entre as cenas é sempre a mesma, exatamente conforme o imaginado previamente pelo espectador, apenas mudando o ângulo da câmera.
A obviedade do roteiro encontra assim um equilíbrio com a baixa qualidade da direção de Johnston.

O longa-metragem só não recebe uma nota zero devido a um ou outro momento em que a ação parece que vai ter um pouco de originalidade, apesar de acabar já na cena seguinte a expectativa provocada, por um pouco de integridade que a atuação de Anthony Hopkins possui, e também pelo fato de a transformação de Benicio Del Toro na mítica criatura apresentar efeitos especiais bastante adequados, se bem se fosse pra ver isso era só assistir o trailer.
De resto, somando a ausência do roteiro, de atuações verdadeiramente marcantes, ou qualquer resquício de criatividade, é uma perda de tempo de 125 minutos.
Um perfeito exemplar de cinema desnecessário e redundante.


Consequência: não vale nem meio ingresso.  

Lobisomem
(The Wolfman)
Direção: Joe Johnston
Duração: 125 minutos
Ano de Produção: 2010
Gênero: Ação/Terror

5 comentários:

Anônimo disse...

Putz... Eu esperava mais desse filme. As chamadas dizem que Wolfman é um retorno ao estilo "old school" dos filmes de terror.

É isso aí...valeu pela resenha

Marcel Jacques disse...

O filme não tem 125 minutos...tem uns 102, me parece.

Mas enfim, não dá pra descartar a direção de arte que é bem feitinha.

Viram que o filme foi produzido pelo próprio Benício? Acho que isso é a cada vez maior influencia dos egos "Roliudianos" em seus próprios trabalhos...que nem a gente do Q Studios...hehehehehe...só que nosso "orçamento" é beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem menor.

Marcel Ibaldo disse...

O tal retorno anunciado ao estilo Oldschool se deve à violência dos ataques do monstro.
E só.

Direção de arte "bem feitinha"...
Isso é o mínimo que um filme ambientado em uma Londres vitoriana tem que apresentar.

Isso o trailer já mostrava que seria adequadamente realizado.

O que é lamentável é desenvolver o filme para apenas ser mais um dentre tantos que surgem frequentemente.

No fim das contas, o público vai esquecer do filme do "Wolfman" daqui a um mês.
É só mais um filme mais ou menos.

E a metragem é 125 minutos.
Tu deve ter dormido durante a sessão.
Mas com um roteiro daqueles, era isso ou sair da sala de cinema...

Marcel Jacques disse...

...uahuahuah...mas então o jornal tá errado, ou eles dormiram também...hehehehehe

Marcel Ibaldo disse...

Será que só eu assisti o filme até o final??
Hahahaha!!